Outro dia eu tava lendo uma reportagem sobre o excesso de turistas e os impactos que isso está causando no dia a dia dos moradores de algumas das principais cidades da Europa (isso inclui Lisboa, com toda a certeza!!!), mas aqui nos países Bálticos essa loucura toda ainda está muito longe de ser uma realidade. Graças a Deus!
A Lituânia é o maior e mais populoso país dos Bálticos, tem 2,9 milhões de habitantes.
Vilnius é a sua capital e mesmo com um pouco mais de 600 mil habitantes, é uma cidade muito tranquila e MUITO segura.
No dia que cheguei fazia -4 graus, mas não estava nevando. Porém, o dia seguinte amanheceu nevando e a temperatura ficou na faixa de -1 grau com um ventão super gelado, daqueles de congelar literalmente até os ossos. Os outros dias ou tava nublado ou fez sol, mas estava sempre MUITO frio.
A cidade é MUITO organizada, praticamente não precisei usar o Google Maps, tem placas para todos os lados.
Tem bandeiras da Lituânia, da União Européia e da Ucrânia literalmente em todos os lugares.
Achei tudo muito limpo, eu diria até que os lituanos tem uma obsessão por limpeza. Além dos tiozinhos passando com os carrinhos pra tirar a neve, em todo canto tinha gente limpando as ruas e calçadas com vassourinhas e pás (mesmo naquele frio todo, mesmo com toda aquela neve que caiu no primeiro dia).
No local onde fica o número da linha dos ónibus em Vilnius, em todos eles tem uma mensagem dizendo: Vilnius CORAÇÂO Ukraina. Achei muito bonitinho!!! Afinal, os lituanos sabem melhor do que ninguém como é lidar com os russos.
Vi muitas pessoas fumando. Muitas mesmo.
De modo geral as pessoas são muito altas, são na deles, mas qdo a gente pede uma informação, são bem simpáticos e ajudam numa boa. Achei os homens (desde os mais novos até os mais velhos) bem educados, dão preferencia pra passar, abrem as portas (você já viu a grossura das portas em alguns lugares? Parece que pesam umas 3 toneladas hahaha), etc.
Outra coisa que gostei foi que, enquanto tava organizando a viagem, muita coisa já dava pra resolver online, como por exemplo: comprar os ticket para algumas atrações (a maioria delas não precisa escolher a data da visita, pq o bilhete vale até dia 31 de dezembro. Achei isso ótimo, pq da pra colocar os museus nos dia de neve/chuva).
Essa cidade me lembrou muito São Petersburgo e Viena, com um toque de Zagreb, Salzburgo e Praga.
Vim sem nenhuma grande expectativa. Pra ser bem sincera, achei que Vilnius não tinha chance de superar Tallinn (a capital da Estônia), eu ainda não fui em Riga, e já estou pagando pela boca!!!
Certeza que Vilnius entrou pra minha listinha de cidades preferidas junto com Edimburgo, Londres, Lisboa, Florença, Moscou e Varsóvia.
Uma resposta
Olá Bruna
Parabéns pelo site atual!
Nesse post a sua última frase me chamou atenção quando você cita suas cidades preferidas: Edimburgo, Londres, Lisboa, Florença, Moscou, Varsóvia e Vilnius.
Pergunto se pra você essas cidades tem um denominador comum que te chama atenção ou se tem e qual é esse algo especial em cada uma delas para fazer parte da sua lista especial de cidades preferidas.