Cinco coisas para pensar antes de fazer a primeira viagem sozinha

Quando eu decidi realizar o meu sonho de morar fora do Brasil, uma das coisas que mais me preocupava era: Será que é seguro uma mulher viajar sozinha poraí?

Pra quem não sabe, eu já morei por quase 2 anos em Edimburgo, a capital da Escócia em 2010 e 2011. E atualmente, vivo em Portugal desde 2019.

Quando eu tava pensando em ir morar na Escócia, eu lembro que estive beeeeem perto de desistir desse sonho, por puro medo. Não sei exatamente o que aconteceu, até que um belo dia eu resolvi que iria sim criar coragem de encarar tudo isso sozinha (o intercâmbio e as viagens). Sorte que eu não desisti!!

Depois de ter feito muitas viagens e de ter tido as mais diversas experiências, eu vou falar nesse post coisas que eu acredito que são importantes você já ter uma ideia pra não ter problema antes de fazer a sua primeira viagem sozinha. Vamos lá?

Patagônia Chilena ê uma ótima opção pra viajar sozinha

→ A Escolha do destino

A primeira vez que a gente pensa em viajar sozinha daria pra escrever um livro com o tanto de coisas que poderiam dar medo de realizar esse sonho. Eu sei muito bem!

Por isso eu sempre digo: a escolha do destino pode amenizar esse medo!

Eu recomendo escolher um destino aqui perto do Brasil ou um destino que tenha idioma igual ou parecido com o português (países que falem espanhol, por exemplo).

Além disso, também acho interessante não querer ir para um lugar pouco desbravado. É melhor ir a um lugar já “manjado”, com bastante informação na internet, isso vai te deixar mais tranquila. 

Obs.: As vezes, me pedem indicações de destinos que eu acho tranquilo para mulheres viajarem sozinhas, então, vou falar sobre isso no próximo post.

→ Pesquisa e preparação do roteiro

Não comenta a loucura de sair comprando qualquer passagem só pq alguém divulgou dizendo que está barato, sabe pq?

Você já pesquisou se aquele lugar tem apenas uma opção de aeroporto (tem alguns aeroportos que ficam super longe, outros ficam mais perto)? E quais são os melhores meses para viajar para lá e principalmente, quais meses evitar? Quando são os principais feriados nacionais? Brasileiros precisam de visto? Precisa de alguma autorização eletrónica (por exemplo, para viajar ao UK é obrigatório solicitar com antecedência a o ETA)? Precisa de alguma vacina (Vacina de febre amarela e certificado internacional)? Quais atrações vc tem interesse de conhecer (pra poder ter uma ideia da quantidade de dias)? Tem algum bate volta legal que daria pra incluir? Os bate voltas vão ser feitos com transporte publico, reservando um tour em grupo ou você vai precisar alugar um carro (precisa da PID?)? Qual a média de preço das hospedagens (as vezes, tem lugares onde as passagens são barata, mas o preço dos hotéis são sempre caros)? Vai ter algum evento importante naquele país (Olimpíadas, Copa do Mundo, algum show de alguma banda que atrai multidões)?

Eu recomendo fazer uma pesquisa previa sobre os destinos que você tem mais interesse, assim, quando surgir uma passagem com preço bom, vc vai ter muito mais segurança pra fazer essa viagem.

Se você tiver bastante tempo pra organizar a viagem, maior será o sucesso dela. Fazer todas essas pesquisas não é fácil, mas vai te deixar muito mais segura.

→ Para ter Segurança

Fazer uma viagem sozinha pode te preparar para te tornar uma pessoa muito mais segura de si, sem medo de tomar decisões ou arriscar alguma coisa de última hora.

E claro, também pode fazer com que você se policie melhor e consiga viajar com mais tranquilidade (sem cair em golpes, pegadinhas ou coisas do tipo).

→ A viagem acontece no teu ritmo

Uma das coisas que eu mais amo em viajar sozinha é o fato de que sei que a viagem vai acontecer totalmente no meu ritmo.

Por exemplo, se eu quiser fazer uma viagem insana, visitando em mil lugar, eu posso fazer. Agora se eu quiser fazer uma viagem tranquila, sem milhões de coisas pré-reservadas, eu também posso fazer. Tudo vai acontecer exatamente do jeito que eu quiser.

É aquela famosa tal liberdade de escolha. Quer fazer tal coisa? Não quer fazer? Quer dormir até mais tarde? Quer incluir uma nova atração no roteiro? Quer ficar sentada em um parque por horas vendo a vida passar? Não quer mais visitar um determinado lugar? Essas escolhas só dependem de você!

Não existe coisa melhor do que poder fazer (ou não fazer) o que quiser a hora que for, acredite!!

→ Transformação

Depois de fazer uma viagem sozinha, tenho certeza absoluta que você voltará para casa diferente.

Além de aprender muitas coisas novas, aprender a se virar em outro idioma, viver novas experiências, conhecer pessoas do mundo todo, entre outras coisas.. É impossível viajar e não sair da zona de conforto.

Ter a oportunidade de vivenciar o mundo fora da sua zona de conforto é uma experiência viciante.

Nas primeiras viagens que você fizer sozinha, vc vai sentir medo, vai ficar ansiosa etc, mais isso é normal.

Apesar de todo essa montanha russa de emoções, tenho certeza que essa será a primeira de muitas viagens que você vai fazer sozinha por esse mundão!

Como você pode ver, quanto mais coisas você já souber sobre o destino que você pretende viver a sua primeira experiência de viajar sozinha, mais tranquila você vai estar na viagem. 

Isso é garantia de que tudo vai dar 100% certo? Claro que não! Mas ao menos se algo sair fora do planejado, você já tem conhecimento suficiente sobre o lugar para não passar grandes perrengues.

Além disso, você jamais vai perder de conhecer um novo destino por não ter companhia.

Espero que esse post tenha te incentivado a querer começar a riscar a listinha de lugares que você tem o sonho de conhecer! Bora lá!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Blog

Bruna bartolamei

Vamos?

Em quais destinos você tem interesse?
×