Apagão na Península Ibéria

Desde que eu cheguei em Portugal tenho vivido “coisas novas” todos os anos, como terremotos e agora um apagão.

Segunda-feira, 28 de abril, por volta de 11:30, a internet parou de funcionar. Levei um tempo até descobrir que isso era um problema geral, até então eu tava achando que era um problema no meu computador.

Vendo que a situação no computador não dava jeito, eu fui olhar o celular e vi diversas mensagens dos meus vizinhos falando que conhecidos tinham enviado mensagens dizendo que estavam sem energia em outras cidades.

Nessa altura ainda o celular funcionava relativamente ok, tanto pra ligações como a internet. Quando chegou por volta de 14:00, nada mais funcionou. 

Desde essa hora até a noite, fiquei 100% isolada no meu apartamento, assim como os Incas e os Maias antigamente. Zero contato com qualquer pessoa. hahahaha

Como não sabia o que tinha acontecido, não quis gastar bateria do celular e nem do computador atoa, cheguei até a dormir nesse meio tempo.

Quando foi por volta de 21:25, uma gritaria na rua me deu o indicativo de que a luz FINALMENTE tinha voltado.

Eu ainda levei algum tempo pra ligar as luzes e mexer nos aparelhos eletrônicos, pq não sabia se poderia ter algum excesso de carga na rede ou algo do tipo, preferi esperar. Depois que meus vizinhos falaram que tudo tava ok, menos os elevadores, eu fui ver como tava a situação dos eletrônicos na minha casa.

Deixando de lado o meu relato, o que sabemos até agora? De concreto? Absolutamente nada.

O que foi amplamente dito nos jornais é que esse problema, além de ter afetado Portugal e a Espanha, também afetou Andorra, parte da França e da Bélgica. Falaram também que foi um problema nos cabos de transmissão de energia na Espanha, mas detalhes de onde exatamente e do que de fato aconteceu, ninguém sabe.

A União Européia deu 3 meses pra Espanha explicar o ocorrido, o que gerou uma onda de indignação em muitas pessoas aqui em Portugal, pq afinal, 3 meses é muito tempo!!! 

Com a chegada das férias de verão na Europa, daqui umas semanas, é bem capaz que ninguém lembre mais de nada disso.

Outra questão que muitas pessoas tem levantado é o fato de a UE ter recomendado no inicio desse mês que as pessoas tivessem um kit de emergência em casa para durar pelo menos 72 horas.

É bem verdade também, que já faz uns meses, que cortes misteriosos em cabos submarinos tem acontecido no Mar Báltico.

Enfim, esses acontecimentos tem surgido a cada pouco e depois da pandemia,  é totalmente normal que as pessoas pensem as mais diversas coisas.

Como ainda não sabemos ao certo o que aconteceu, vamos aguardar as explicações da Espanha. Até agosto devemos saber de alguma coisa, eu espero.

ATUALIZAÇÃO DIA 19 DE JUNHO 2025:

→ O primeiro relatório da Espanha diz que tudo começou com um comportamento atípico nos painéis de energia fotovolaicas na província espanhola de Badajoz, localizada quase na fronteira com Portugal. Somando a isso, houveram outros fatores que contribuíram para uma reação em cadeia em todo o sistema elétrico na península ibérica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Blog

Bruna bartolamei

Vamos?

Em quais destinos você tem interesse?
×