Diário de viagem: Edimburgo Fevereiro 2026 (e como foi renovar meu passaporte no Consulado em Edimburgo)

Nunca na história de toda a minha existência (hahahaha) eu organizei uma viagem tão rápido como essa.

Em questão de umas 2 horas, eu fiz a aplicação para renovar o passaporte no Consulado do Brasil em Edimburgo, reservei um hotel (com cancelamento gratuito até um dia antes da dia do check-in) e pesquisei as datas para as passagens.

Em menos de 3 dias úteis após enviar a aplicação pra renovar o passaporte eu recebi um email dizendo que minha solicitação tinha sido aceita. Entrei literalmente voando no mesmo segundo no sistema E-consular para ver as datas disponíveis. A primeira data disponível era para 6 de fevereiro. PENSA NUMA PESSOA FELIZ QUANDO VIU ISSO!

Fiz o agendamento do passaporte para a semana seguinte que coincidia com as melhores diferenças de tarifa da passagem aérea que eu tinha em aberto. 

Procurei os prints das coisas que eu vou salvando no celular e reuni tudo num bloco de notas, pesquisei o que valia ou não dar uma olhada durante o inverno e VOILÀ, a viagem tava organizada!!

lista dos documentos para renovar o passaporte brasileiro no consulado do Brasil em Edimburgo

Essa foi a lista dos documentos que eu precisei apresentar no dia marcado para renovar o meu passaporte em Edimburgo:

Também coletaram as minhas digitais de todos os dedos num scanner digital. 

*Certidão de nascimento digital

Quando eu fiz a aplicação para renovar o passaporte aqui em Lisboa, eu pedi pro meu pai pagar a minha certidão de nascimento original no cartório e scannear. Eu enviei essa certidão no sistema e-consular. Mandei um email no Consulado em Lisboa pedindo se precisava ter a certidão original em mãos (pq meu pai iria me enviar pelo correio), a pessoa que me respondeu disse que apenas uma cópia simples servia. Achei isso muito estranho, mas ok.

Quando decidi também aplicar para renovar o passaporte no Consulado em Edimburgo, na lista de documentos tinha observação que dizia: Se não tiver a certidão de nascimento original em mãos, será aceito também a versão digital emitida no site do Registro Civil desde que a sua validade seja inferior a 90 dias e que sua autenticidade possa ser confirmada online. Lá fui eu ver esse site e pesquisar sobre isso.

No site do Registro Civil, quando a gente vai solicitar a certidão de nascimento digital, aparecem 2 opções: Breve relato e Inteiro Teor (essa é dividida em 2 opções: reprografica e digitada). Qual dessas eu deveria solicitar? Qual dessas era a versão digital da certidão que o meu pai tinha me enviado scaneada? EU NÃO SABIA. Tive que pesquisar.

Levei séculos pra entender as diferenças. Pesquisei em uns 10 sites e nada. Vi muitos videos no YouTube. Quando eu já tava quase desistindo, o PENÚLTIMO video que eu abri, uma alma iluminada explicou de forma simples e direta qual era a diferença.

Geralmente a certidão de nascimento que a gente pega no cartório é a Breve Relato. É SÓ ISSO QUE VOCÊ PRECISA SABER. Esse tipo de certidão é aceita para renovar o passaporte e custa 50,65 reais (valor referente a fevereiro 2026).

Na dúvida, além da Breve Relato e também pedi a Inteiro Teor Digitada (a Reprográfica é uma foto do livro onde foi registrado o nascimento). A certidão inteiro teor digitada é mais cara, custa 69,42 reais (valor referente a fevereiro 2026).

Nem vou contar aqui que quase deixei o meu pai louco por causa dessas nomenclaturas das certidões. Eu, inclusive, fiz meu pai ir no cartório novamente e colocar um funcionário de lá pra falar comigo pelo telefone  HAHAHAHA

Já to entregando todo o serviço aqui de graça. Pense num inferno pra descobrir tudo isso! Afinal, eu ia fazer uma viagem literalmente só pra isso e não queria perder tempo e nem dinheiro (com hotel, passagem e etc). Pq a gente sabe muito bem que quando querem infernizar a nossa vida por quer coisinha, ninguém pensa meia vez! Achei melhor viajar precavida. 

Não sei se estão noticiando no Brasil, mas Portugal está vivendo um momento muito critico climaticamente falando. Já são 5 ou 6 grandes tempestades com muita chuva e ventania no país todo. Depois que consegui confirmar que eu iria renovar meu passaporte em Edimburgo, eu precisava sair de casa pra imprimir tudo isso, certo? Pois então, pra complicar a minha vida, por esses dias Lisboa foi afetada por mais uma tempestade. O governo emitiu mais um alerta para que ninguém saísse de casa sem necessidade. O meu caso era MUITO NECESSÁRIO (mas não era caso de vida ou morte), ENTÃO PREFERI NÃO ARRISCAR. Em resumo, eu ainda tinha que imprimir todos esses documentos. Pensa na adrenalina. Nada poderia dar errado no meu voo de ida à Escócia.

Felizmente meu voo para Edimburgo saiu no horário. Só tive tempo de deixar a mala no hotel e fui direto no mesmo lugar onde eu imprimia minhas coisas na época que morei em Edimburgo. Depois de resolver isso, sobrou pouco tempo para dar uma voltinha pela cidade, pq as 17:00 já tava noite.

O dia seguinte amanheceu chovendo, mas mesmo assim levantei cedo e fui dar uma voltinha pela cidade enquanto me deslocava até o Consulado do Brasil em Edimburgo.

O meu horario pra renovar o passaporte estava marcado para as 10:00, mas eu cheguei as 09:30 e logo fui atendida. Sai de lá 10:10. Em menos de 40 minutos eu já tinha meu novo passaporte em mãos. 😀 😀 😀

Mesmo com chuva, fui dar um rolê geral pela cidade. Passei pela Haymarket, fui até Dean Village e Stockbridge, passei no Scottish National Portrait Gallery (queria ver novamente a ala sobre a vida da Queen Mary e do Bonnie Prince Charlie), andei toda a Royal Mile, passei pelo Castelo de Edimburgo, pela Victoria Street, fui no Greyfriars Cemetery e terminei o dia no National Museum of Scotland.

Queria ter ido novamente no Royal Yacht Britannia no Porto de Leith. O tram já chega até lá. Mas o tempo tava horrível, com chuva, um pouco de neblina e a tarde ainda com ventania, desisti.

Ontem voltei para Lisboa com meu passaporte novo. Meu primeiro carimbo foi aqui, num puxadinho da imigração (com mais 6 guinches, sendo apenas 2 para “Outros Passaportes”). Quem me atendeu foram os policiais da GNR, que o governo português colocou em serviço pra ajudar no caos que está a imigração no Aeroporto de Lisboa.

Então é isso, como vocês podem ver, 2026 começou daquele jeito, loucura total. Maaaaas, o mais importante é que até 2036 eu não preciso mais me preocupar com o meu passaporte! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos?

Em quais destinos você tem interesse?
×